top of page

Apresentação

Este é um projecto de investigação sobre as novas gerações do teatro português. Pretende-se fixar um arquivo dos colectivos e artistas que, no presente, procuram afirmar a sua voz no panorama teatral em Portugal. É um arquivo dinâmico, pela condição de operar sobre o presente em mudança; um arquivo da memória presente e, portanto, centrado no momento actual dos seus protagonistas, uma história da história que se está a fazer.


O arquivo da memória presente é o registo da memória que se está a deixar para o futuro. Os artistas de hoje estão a criar memórias para o futuro mas as memórias de hoje são vivas e, portanto, mais verdadeiras e sinceras do aquelas para as quais se olha à retaguarda com o filtro do tempo que passou.
 

O principal olhar sobre o objecto de estudo é o de compreender a sua posição no e perante o panorama das artes em Portugal. Esta investigação é uma recolha da forma como 1) os/as artistas se vêem e falam de si, 2) os/as artistas se vêem e falam de si através do seu trabalho, 3) os/as artistas vêem o seu trabalho no contexto das artes performativas portuguesas, 4) qual é a visibilidade pública que têm (imprensa, crítica, órgãos especializados, público), 5) de que forma as condicionantes “externas” à criação artística (financiamentos, co-produções, acolhimentos, regimes laborais) interferem nos modelos de trabalho e nas perspectivas artísticas.
 

O que se pretende é construir um registo que permita traçar e conhecer um retrato atento e minucioso do pensamento, condições artísticas, opções estéticas e papel no presente e futuro das novas gerações de criadores de teatro contemporâneo.

bottom of page